Medidas de tempo
AUTORA
Professora Neide Carneiro, 4º ano C
O trabalho foi desenvolvido com alunos do 4ºAno da Escola Municipal Dr. Vicente Machado. O trabalho objetivou investigar como tem sido desenvolvido no ambiente escolar, a importância das medidas de tempo e sua relevância no cotidiano das crianças, uma vez que as medidas de tempo estão presentes a todo momento no dia a dia de nossas crianças. O trabalho desenvolvido na turma proporcionou que as crianças consolidassem conhecimentos importantes referentes a importância das medidas de tempo.
Material: Livro do aluno, xerox de atividades, relógios.
Muitas das atividades cotidianas das crianças envolvem medidas de tempo, como por exemplo, a hora de acordar, de comer, de ir à escola, dentre outras. Entretanto nem todas as crianças conseguem ainda compreender e fazer o uso adequado das ferramentas de Medidas de tempo.
Foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para aprendizagens da leitura das horas e para que obtivessem melhor percepção do funcionamento do relógio de ponteiros. Eles confeccionaram seu próprio relógio analógico com o auxílio da professora e material disponibilizado pela escola.
Foi abordado através de uma roda conversa o conhecimento referente as formas geométricas para a formação de um relógio e os tipos de numerais a serem utilizados nos mesmos, bem como a leitura e quantificação desses numerais, a diferença no tamanho dos ponteiros do relógio que marcam: horas, minutos e segundos.
A atividades foram desenvolvidas a partir de um texto informativo sobre a história do tempo. Após a leitura do texto os alunos montaram os relógios, mandamos plastificar e na aula seguinte começaram as atividades no livro sobre o tempo e realizaram comparações de como o tempo era medido antigamente e de como o tempo é medido na atualidade.
O Trabalho desenvolvido foi bastante significativo e produtivo, pois propiciou conexões com diferentes áreas do conhecimento, despertou e manteve o interesse dos alunos durante todas as etapas do trabalho. Os alunos conheceram diferentes relógios e compreenderam o motivo da necessidade de se aprimorar os utensílios de medição de tempo até a atualidade. Conclui-se portanto, que as atividades ocorreram de forma lúdica, prazerosa e significativa, proporcionando e garantindo a consolidação dos conteúdos matemáticos trabalhados na turma.
Professora Neide Carneiro, 4º ano C
O trabalho foi desenvolvido com alunos do 4ºAno da Escola Municipal Dr. Vicente Machado. O trabalho objetivou investigar como tem sido desenvolvido no ambiente escolar, a importância das medidas de tempo e sua relevância no cotidiano das crianças, uma vez que as medidas de tempo estão presentes a todo momento no dia a dia de nossas crianças. O trabalho desenvolvido na turma proporcionou que as crianças consolidassem conhecimentos importantes referentes a importância das medidas de tempo.
Material: Livro do aluno, xerox de atividades, relógios.
Muitas das atividades cotidianas das crianças envolvem medidas de tempo, como por exemplo, a hora de acordar, de comer, de ir à escola, dentre outras. Entretanto nem todas as crianças conseguem ainda compreender e fazer o uso adequado das ferramentas de Medidas de tempo.
Foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para aprendizagens da leitura das horas e para que obtivessem melhor percepção do funcionamento do relógio de ponteiros. Eles confeccionaram seu próprio relógio analógico com o auxílio da professora e material disponibilizado pela escola.
Foi abordado através de uma roda conversa o conhecimento referente as formas geométricas para a formação de um relógio e os tipos de numerais a serem utilizados nos mesmos, bem como a leitura e quantificação desses numerais, a diferença no tamanho dos ponteiros do relógio que marcam: horas, minutos e segundos.
A atividades foram desenvolvidas a partir de um texto informativo sobre a história do tempo. Após a leitura do texto os alunos montaram os relógios, mandamos plastificar e na aula seguinte começaram as atividades no livro sobre o tempo e realizaram comparações de como o tempo era medido antigamente e de como o tempo é medido na atualidade.
O Trabalho desenvolvido foi bastante significativo e produtivo, pois propiciou conexões com diferentes áreas do conhecimento, despertou e manteve o interesse dos alunos durante todas as etapas do trabalho. Os alunos conheceram diferentes relógios e compreenderam o motivo da necessidade de se aprimorar os utensílios de medição de tempo até a atualidade. Conclui-se portanto, que as atividades ocorreram de forma lúdica, prazerosa e significativa, proporcionando e garantindo a consolidação dos conteúdos matemáticos trabalhados na turma.
Comentários
Postar um comentário