HISTÓRIA COM MATEMÁTICA

Autora: professora Janaina Buture, 5ºE

Com a observação diária nos alunos, percebemos a dificuldade ao interpretar determinados problemas, alguns que exigem mais raciocínio e até os que exigem pouco.

Para tentar sanar essas dificuldades apresentadas, trazemos a ludicidade para a sala de aula, deixando assim os alunos mais motivados na aula.

Em uma das formações que tivemos na nossa escola, a professora Renata Selmer nos trouxe essa história com matemática da “Princesa e o Dragão”. Todos os professores ficaram muito empolgados na realização da atividade. Imagina! Como os alunos ficariam então.

Assim surgiu a ideia de trabalhar essa história com meus alunos. A atividade foi realizada da seguinte maneira: entreguei o xerox da história para todos alunos, sem falar que tinha situações problemas, fizemos a leitura coletiva. Em seguida comentamos sobre a história e também os questionei o que parecia ser cada parágrafo. Alguns notaram que eram problemas que deveriam ter soluções.

Dividi a turma em duplas e trios; colei as perguntas em papéis coloridos e entreguei um problema à eles (alguns grupos ganharam dois). Eles deveriam pensar e solucionar o problema através de cálculo e também com desenho. Alguns problemas precisavam da pergunta anterior para solucionar, com isso usavam a história que eu havia entregado.

“Os alunos gostaram bastante, desenvolveram um ótimo trabalho e gostaram do método de resolver com desenhos.”

Após o término das resoluções, pedi que as duplas e trios mostrassem oralmente o método que utilizaram.
Foi uma atividade muito proveitosa que proporcionou muita aprendizagem.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Material do Vamos Ler –sobre energias renováveis foi utilizado com os alunos do 5º ano B da Escola Mun. Dr Vicente Machado