Escola Municipal Dr. Vicente Machado se prepara para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA
AUTORA
Professora Neide Carneiro, 4º ano C
No mês de fevereiro, a turma do 4º Ano C, logo começou os estudos sobre o Universo, pois a ansiedade bateu forte e as curiosidades foram várias, afinal a turma participará da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA.
Começaram com as indagações a respeito do universo e da origem da vida, curiosidades que desde sempre povoam nossa mente e aguçam o nosso imaginário. As crianças, muito mais curiosas, sedentas de conhecer a si mesmas e seu lugar no mundo, possuem inclinação natural para pesquisar e investigar os elementos estudados pela astronomia.
As perguntas iniciais foram justamente as mais emblemáticas, pois remetem ao início de tudo. Foi necessário construir junto com as crianças hipóteses a respeito do que são os planetas, as estrelas, o Sol, a lua, o Big Bang e a relação de tudo isso com a nossa vida (as estações do ano, o calendário, as fases da lua, ...). Foi um pontapé inicial para aguçarmos o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do pensamento científico-filosófico nas crianças.
Os alunos então, logo colocaram a mão na massa e começaram os trabalhos: lendo livros, pesquisando imagens e gravuras, assistiram vídeos e documentários sobre a formação do Universo e do Sistema Solar, fizeram leituras e pesquisas. Na semana seguinte começamos as atividades no caderno, as quais eram: atividades de colorir, de completar, caça-palavras, perguntas e respostas e para finalizar as crianças montaram uma maquete criativa e organizada.
As maquetes foram um instrumento de trabalho que possibilitou aos estudantes, ampliar os conhecimentos sobre o Sistema Solar e dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos.
O trabalho sobre o Universo está apenas começando, e a animação e o entusiasmo da turma já está nas alturas.
Professora Neide Carneiro, 4º ano C
No mês de fevereiro, a turma do 4º Ano C, logo começou os estudos sobre o Universo, pois a ansiedade bateu forte e as curiosidades foram várias, afinal a turma participará da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA.
Começaram com as indagações a respeito do universo e da origem da vida, curiosidades que desde sempre povoam nossa mente e aguçam o nosso imaginário. As crianças, muito mais curiosas, sedentas de conhecer a si mesmas e seu lugar no mundo, possuem inclinação natural para pesquisar e investigar os elementos estudados pela astronomia.
As perguntas iniciais foram justamente as mais emblemáticas, pois remetem ao início de tudo. Foi necessário construir junto com as crianças hipóteses a respeito do que são os planetas, as estrelas, o Sol, a lua, o Big Bang e a relação de tudo isso com a nossa vida (as estações do ano, o calendário, as fases da lua, ...). Foi um pontapé inicial para aguçarmos o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do pensamento científico-filosófico nas crianças.
Os alunos então, logo colocaram a mão na massa e começaram os trabalhos: lendo livros, pesquisando imagens e gravuras, assistiram vídeos e documentários sobre a formação do Universo e do Sistema Solar, fizeram leituras e pesquisas. Na semana seguinte começamos as atividades no caderno, as quais eram: atividades de colorir, de completar, caça-palavras, perguntas e respostas e para finalizar as crianças montaram uma maquete criativa e organizada.
As maquetes foram um instrumento de trabalho que possibilitou aos estudantes, ampliar os conhecimentos sobre o Sistema Solar e dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos.
O trabalho sobre o Universo está apenas começando, e a animação e o entusiasmo da turma já está nas alturas.
Comentários
Postar um comentário