Escola Municipal Dr. Vicente Machado se prepara para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA

AUTORA
Professora Neide Carneiro, 4º ano C

No mês de fevereiro, a turma do 4º Ano C, logo começou os estudos sobre o Universo, pois a ansiedade bateu forte e as curiosidades foram várias, afinal a turma participará da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA.

Começaram com as indagações a respeito do universo e da origem da vida, curiosidades que desde sempre povoam nossa mente e aguçam o nosso imaginário. As crianças, muito mais curiosas, sedentas de conhecer a si mesmas e seu lugar no mundo, possuem inclinação natural para pesquisar e investigar os elementos estudados pela astronomia.

As perguntas iniciais foram justamente as mais emblemáticas, pois remetem ao início de tudo. Foi necessário construir junto com as crianças hipóteses a respeito do que são os planetas, as estrelas, o Sol, a lua, o Big Bang e a relação de tudo isso com a nossa vida (as estações do ano, o calendário, as fases da lua, ...). Foi um pontapé inicial para aguçarmos o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do pensamento científico-filosófico nas crianças.

Os alunos então, logo colocaram a mão na massa e começaram os trabalhos: lendo livros, pesquisando imagens e gravuras, assistiram vídeos e documentários sobre a formação do Universo e do Sistema Solar, fizeram leituras e pesquisas. Na semana seguinte começamos as atividades no caderno, as quais eram: atividades de colorir, de completar, caça-palavras, perguntas e respostas e para finalizar as crianças montaram uma maquete criativa e organizada.

As maquetes foram um instrumento de trabalho que possibilitou aos estudantes, ampliar os conhecimentos sobre o Sistema Solar e dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos.

O trabalho sobre o Universo está apenas começando, e a animação e o entusiasmo da turma já está nas alturas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas de tempo

Material do Vamos Ler –sobre energias renováveis foi utilizado com os alunos do 5º ano B da Escola Mun. Dr Vicente Machado