A história do Brasil Colonial contada através de maquetes

AUTORA
Professora Luciane Schoembaechler Pereira, 5º ano D

Os alunos do 5º D da Escola Municipal Dr. Vicente Machado, através das aulas de história ministradas pela professora Josemary Rodrigues , puderam compreender melhor a história do Brasil colonial através da confecção de maquetes. A professora trabalhou os conteúdos com o tema e propôs aos alunos a confecção das maquetes. Os alunos ficaram muito motivados e o resultado foi muito gratificante. Houve o envolvimento dos familiares junto aos alunos para a realização do trabalho. Para encerrar houve uma exposição na escola onde todas as turmas puderam ver e ouvir sobre as maquetes e a história que cada uma estava retratando.
 
A professora conta: “ Primeiramente expliquei toda a matéria sobre o Brasil e suas expedições exploradoras e sobre o Brasil Colonial. A Rota do Descobrimento, sobre as primeiras maneiras de administrar o Brasil ,o sistema de capitanias hereditárias e governos gerais .Construindo uma linha de tempo sobre a Rota do Descobrimento. Contextualizando o Brasil Contemporâneo, sistema de governo e seus 3 poderes. Ou seja relacionar o passado e o presente. Foram usadas as aulas de História e Geografia, fazendo a interdisciplinaridade com regiões do Brasil, Estados e capitais. Sempre com vídeos em cada sequência da didática. Atividades de fixação, análise de textos, atividades em duplas. Para memorização em casa os alunos tinham que participar dos Kahoot disponibilizados no watts da turma. Os alunos se reuniram em grupos e em casa montaram maquetes e a professora distribuiu sequências da exposição da Rota do descobrimento, administração política no início da História do Brasil e engenho de cana-de-açúcar. No dia da apresentação todos se mobilizaram na apresentação. Foram chamadas todas as turmas para assistir as sequências da Rota do Descobrimento, o engenho colonial, e também de um grupo indígena da região, onde foi representado em maquete sua moradias, sendo estes, alguns conteúdos propostos para o ano. Foi uma brilhante apresentação, as maquetes estavam bem feitas e a turma estava bem preparada pois tiveram o conteúdo previamente explicado pela professora”.
Esse tipo de trabalho considera tanto a interdisciplinaridade e protagonismo dos alunos na construção de seus conhecimentos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas de tempo

Material do Vamos Ler –sobre energias renováveis foi utilizado com os alunos do 5º ano B da Escola Mun. Dr Vicente Machado