Material do Vamos Ler –sobre energias renováveis foi utilizado com os alunos do 5º ano B da Escola Mun. Dr Vicente Machado
AUTORA
Professora Naionara Pacheco
No dia 01 de outubro foram realizadas atividades com o conteúdo energias renováveis e não renováveis utilizando recurso digitais, no modelo do planejamento reverso, onde os objetivos eram identificar os tipos de energias existentes no Brasil e no mundo; Relacionar cada tipo de energia a sua matriz; diferenciar a energia renovável e não renovável; Compreender o uso das tecnologias e ferramentas a favor do conhecimento e aprendizagem, bem como realizar leitura e interpretação de texto, gráficos e tabelas.
Um dia antes ( quinta-feira 30/09) foi encaminhado no grupo de WhatsApp da turma link com o material cedido pela A rede, para que os alunos visualizassem ou lessem a matéria sobre os tipos de energias e fizessem um resumo da reportagem. Este material cedido pelo portal A rede veio a acrescentar o conteúdo e reforçar o que os alunos haviam visto através das leituras e atividades realizadas semanas antes, e neste dia 01 de outubro os alunos tiveram uma nova experiência didática.
Eles foram divididos em 4 estações de atividades, onde a estação 1 era a criação de um podcast, em que os alunos deveriam fazer a apresentação do grupo, contar o nome dos integrantes e fazer a leitura de seus resumos da reportagem. Neste mesmo momento outros grupos realizavam atividades simultâneas, como na estação 2 em que os alunos fizeram a leitura de um texto que teriam acesso pela leitura do código do Qrcode, na estação 3 leitura e associação de dados da tabelas referente aos dados dos gráficos das matrizes de energia mundial e brasileira já, na estação 4 os alunos respondiam ao questionário e caça palavras no site de jogos pedagógicos worwall.
Após 20 minutos de realização da atividade especifica, higienização das carteiras e aparelhos (devido aos protocolos de prevenção ao Covid-19), os alunos rotacionavam e trocavam de atividades, assim todos realizaram as mesmas atividades em ordem diferente. Todos estes recurso foram utilizados os tablets como ferramenta a favor do ensino.
Para finalizar os alunos foram apresentados à ferramenta jamboard, para criar um painel sobre a importância da energia renovável para nosso planeta, isso também como atividade para casa a ser entregue até terça-feira 05 de outubro. Prazo esse estipulado para oportunizar aos alunos que não tem aparelhos em casa ou que apresentaram dificuldade no uso dele, possam fazer na escola utilizando os tablets ou computadores, fixando assim o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma lúdica, prazerosa e enriquecedora.
Professora Naionara Pacheco
No dia 01 de outubro foram realizadas atividades com o conteúdo energias renováveis e não renováveis utilizando recurso digitais, no modelo do planejamento reverso, onde os objetivos eram identificar os tipos de energias existentes no Brasil e no mundo; Relacionar cada tipo de energia a sua matriz; diferenciar a energia renovável e não renovável; Compreender o uso das tecnologias e ferramentas a favor do conhecimento e aprendizagem, bem como realizar leitura e interpretação de texto, gráficos e tabelas.
Um dia antes ( quinta-feira 30/09) foi encaminhado no grupo de WhatsApp da turma link com o material cedido pela A rede, para que os alunos visualizassem ou lessem a matéria sobre os tipos de energias e fizessem um resumo da reportagem. Este material cedido pelo portal A rede veio a acrescentar o conteúdo e reforçar o que os alunos haviam visto através das leituras e atividades realizadas semanas antes, e neste dia 01 de outubro os alunos tiveram uma nova experiência didática.
Eles foram divididos em 4 estações de atividades, onde a estação 1 era a criação de um podcast, em que os alunos deveriam fazer a apresentação do grupo, contar o nome dos integrantes e fazer a leitura de seus resumos da reportagem. Neste mesmo momento outros grupos realizavam atividades simultâneas, como na estação 2 em que os alunos fizeram a leitura de um texto que teriam acesso pela leitura do código do Qrcode, na estação 3 leitura e associação de dados da tabelas referente aos dados dos gráficos das matrizes de energia mundial e brasileira já, na estação 4 os alunos respondiam ao questionário e caça palavras no site de jogos pedagógicos worwall.
Após 20 minutos de realização da atividade especifica, higienização das carteiras e aparelhos (devido aos protocolos de prevenção ao Covid-19), os alunos rotacionavam e trocavam de atividades, assim todos realizaram as mesmas atividades em ordem diferente. Todos estes recurso foram utilizados os tablets como ferramenta a favor do ensino.
Para finalizar os alunos foram apresentados à ferramenta jamboard, para criar um painel sobre a importância da energia renovável para nosso planeta, isso também como atividade para casa a ser entregue até terça-feira 05 de outubro. Prazo esse estipulado para oportunizar aos alunos que não tem aparelhos em casa ou que apresentaram dificuldade no uso dele, possam fazer na escola utilizando os tablets ou computadores, fixando assim o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma lúdica, prazerosa e enriquecedora.
Comentários
Postar um comentário